Quando contratar mão de obra temporária?
Em um universo tão competitivo como o empresarial, certas decisões podem ser decisivas para mudar o rumo do seu negócio.
Além de fazer a escolha certa, é preciso ser ágil para realizá-la, e quando a solução dos seus problemas for contratação, nada mais rápido do que contratar mão de obra temporária.
Para atender demandas sazonais, suprir ausência, a contratação de terceirizados pode ser demorada e custosa, o que faz os temporários serem a escolha ideal.
Diante desses cenários fica a pergunta: quando exatamente contratar mão de obra temporária?
Confira a seguir o blogpost e saiba tudo sobre este modelo de contratação e as melhores situações para investir nesses profissionais.
Entenda o papel da mão de obra temporária nas empresas modernas
A contratação de mão de obra nas empresas vem ganhando cada vez mais relevância, principalmente em alguns cenários específicos.
Já usada há bastante tempo no varejo, devido às altas das vendas em períodos específicos do ano, como Natal e Black Friday, essa modalidade de contratação ganhou seu espaço em outros ramos.
Grandes eventos esportivos, como foi o caso da Copa do Mundo de Clubes deste ano, gerou empregos não só nos Estados Unidos, como também no Brasil.
A CNN Esportes contratou diversos jornalistas exclusivamente para a cobertura do campeonato, mostrando a importância da mão de obra temporária em demandas sazonais.
Nestes períodos programados de maior demanda, a escolha de quando contratar mão de obra temporária pode ser determinante para o seu sucesso.
Nesses tempos, é fundamental realizar contratações antes do início da crescente, para que os melhores profissionais não sejam captados pela concorrência.
Temporário, terceirizado ou efetivo: qual a diferença?
Os modelos de contrato podem causar algumas dúvidas no empregador, principalmente entre terceirizados e temporários. veja a seguir as diferenças entre os vínculos empregatícios:
CLT (efetivo): contratação direta entre empresa e profissional. É regido pela CLT (Decreto-Lei n° 5.452/43)
Terceirizado: presta serviços para sua empresa. A subordinação fica por conta da empresa contratada para realizar o serviço.
Temporário: contrato formalizado por intermédio de uma empresa especializada em temporários. Tem prazo de no máximo 180 dias, e é regido pela Lei nº 6.019/74.
Sabendo das diferenças dos tipos de contratação, veja a seguir quando contratar mão de obra temporária.
Sinais claros de que é hora de contratar mão de obra temporária
Além das demandas sazonais já esperadas, como o Natal, existem outros cenários mais inesperados em que sua empresa dá um sinal claro de que é hora de contratar mão de obra temporária, como:
Cobertura de licenças
Embora a licença maternidade dê uma margem de planejamento maior, já que o aviso vem bem antes da saída de fato, o anúncio pode ser uma surpresa.
Essa ausência pode ser suprida com a contratação de temporários, já que o prazo máximo desses contratos é de 180 dias (prorrogáveis por mais 90 com justificação), mais do que suficiente para o cumprimento da licença.
Outra ausência, esta inesperada, é a médica. Em caso de acidentes com seus funcionários, a mão de obra temporária é uma excelente opção.
Projetos pontuais
Quando fechamos projetos, planejamos um prazo acessível para o cumprimento do trabalho, mas imprevistos podem acontecer.
Nessas situações, é possível contratar profissionais temporários para atender à demanda do projeto, garantindo a entrega no prazo combinado, e mantendo a reputação da sua empresa.
Expansão rápida ou temporárias de operação
Caso seu negócio atinja um crescimento descontrolado, que felizmente fugiu da sua projeção, a mão de obra temporária pode ser uma opção tanto para agilizar o processo de captação e seleção, quanto para testes internos sem a necessidade de estabelecer um vínculo com o profissional.
Já em casos de expansões temporárias, como a participação em feiras por exemplo, é possível investir em temporários para que sua equipe fixa fique concentrada nas demandas do dia a dia, enquanto os outros focam na entrega e realização da feira.
Benefícios estratégicos da contratação temporária
Como o próprio nome já diz, a mão de obra temporária possui prazo de validade, mas oferece muitas vantagens para sua empresa, principalmente pensando em otimização. Veja alguns benefícios desse modelo:
Redução de custos com encargos trabalhistas
Agilidade no recrutamento (via agência especializada)
Flexibilidade contratual
Possibilidade de efetivação após o período temporário, como "teste prático"
Adaptação rápida a mudanças do mercado
Quais cuidados sua empresa precisa ter nesse processo?
Embora seja um processo simples e rápido, você deve tomar alguns cuidados ao contratar temporários.
O principal erro de algumas empresas é tratar este profissional como um “substituto menos qualificado”, sendo que ele é um reforço estratégico, e por lei deve ter o mesmo tratamento dos funcionários fixos. Veja alguns cuidados para que o período de trabalho seja benéfico para todos:
Escolha de agências autorizadas e que sigam a legislação
Clareza na descrição das atividades temporárias
Garantia de condições de trabalho igualitárias aos demais colaboradores
Controle de jornada, segurança e EPIs conforme o cargo
Acompanhamento da performance para avaliar possível efetivação
A importância da escolha da agência de temporários
Nesse modelo de contrato, não é a sua empresa e nem o seu RH que farão a contratação dos profissionais, e sim uma empresa especializada em temporários.
Por essa “falta de controle”, é crucial escolher uma agência confiável, afinal é ela que realizará todos os trâmites, apenas te entregando o profissional pronto.
Para evitar dores de cabeça, conte com a MasterHunter, a agência criada para impulsionar o crescimento da sua empresa.
Com ampla experiência na contratação de mão de obra temporária, a companhia garantirá os melhores profissionais para seu negócio.
Identificou a necessidade de mão de obra temporária?
Entre em contato agora mesmo e solucione os seus problemas!