Onboarding de Funcionários: Guia Completo para o RH
Blog

Onboarding de Funcionários: Guia Completo para o RH

Publicado em 18/11/2025 por Master Hunter

Onboarding de Funcionários: Guia Completo para o RH

Uma das principais funções do setor de Recursos Humanos de uma empresa é admitir novos funcionários, realizando processos seletivos e definindo os melhores novos talentos.

A geração atual fica pouco em seus trabalhos, com a grande maioria não chegando a um ano de empresa e, um dos elementos que mais influencia nesta retenção de talentos, por incrível que pareça, é a estratégia de boas-vindas.

Quando um novo colaborador chega em uma organização, ele deve ser inserido à cultura organizacional, conhecer suas rotinas, funções e tudo que diz respeito à sua nova vida.

O onboarding de funcionários não pode ser mera papelada, já que este pode ser o ponto em que o novo empregado já decidirá se ele deseja permanecer ou não no emprego.

Neste guia, explicaremos melhor a importância de um onboarding estratégico, quais as etapas desta prática e algumas tecnologias que auxiliam e muito mais. Acompanhe logo abaixo.

O que é onboarding de funcionários

O onboarding de funcionários é o nome dado ao processo de integração de um novo colaborador à organização.

Além de deixá-lo a par de suas novas tarefas, apresentá-lo à equipe e habituá-lo à rotina, esta é a etapa que sua inserção à cultura organizacional será iniciada, já criando um sentimento de pertencimento.

Por mais que muitas empresas encarem o onboarding de funcionários apenas como uma manhã de instruções e papeladas, este processo pode ser a estratégia que diminuirá o índice de turnover e aumentará a produtividade.

O segredo da primeira impressão

O processo de onboarding não pode ser encarado como uma manhã de café e tour pela empresa.

Ninguém chega a um novo local e já se sente pertencente em poucas horas, ou mesmo dias, e isso serve para funcionários em seu novo emprego.

O processo de onboarding deve ser contínuo, durando de 30 a 90 dias, construindo confiança e proximidade ao longo do tempo.

Com isso, a empresa mostra o quanto este colaborador é bem-vindo e valorizado, criando propósito e fazendo com que ele não sinta que trabalha por mera obrigação, mas também por prazer.

Etapas que compõem o onboarding de um funcionário

O processo de onboarding de funcionários deve ser feito em etapas, cada uma representando determinado período do colaborador dentro da empresa.

As etapas deste processo consistem em:

Ferramentas e tecnologia que auxiliam o RH

Hoje em dia, temos diversas ferramentas e softwares auxiliando processos em todos os segmentos, e o mesmo vale para os Recursos Humanos.

Estas novas tecnologias automatizam tarefas e fornecem insights mais detalhados, com números mais precisos e evitando falhas humanas.

Dentre as principais ferramentas que auxiliam no onboarding de funcionários, podemos destacar:

O onboarding como pilar da sua vantagem competitiva

O onboarding de funcionários é o procedimento de entrada de um noivo colaborador em uma empresa.

Este processo nunca pode ser encarado como um mero preenchimento de papelada e apresentação à equipe, já que pode ser o ponto chave entre reter um talento e perdê-lo rapidamente.

O onboarding deve ser uma das principais estratégias do setor de RH, aplicando técnicas personalizadas de boas-vindas e acompanhamento de resultados, integrando este funcionário rapidamente à cultura organizacional e criando um sentimento de pertencimento.

Para obter as melhores estratégias de forma prática e ágil, é possível terceirizar seu setor de RH com a MasterHunter.

A MasterHunter foi criada com o objetivo de ajudar outras empresas a solucionarem seus maiores desafios com pessoas, tornando os processos mais fáceis e produtivos.

Tenha um onboarding estratégico e que realmente vai impulsionar seu negócio com a MasterHunter.

Entre em contato e confira nossas condições.